O Parkinson é a segunda doença degenerativa mais comum no mundo, perde apenas para o Alzheimer, e pode apresentar sinais até dez anos antes dos sintomas mais característicos da doença.
- Viva Mais, Viva Bem: Endometriose pode começar na adolescência, mas sintomas são minimizados
De acordo com o neurologista André Ferreira, chefe da neurologia do Hospital de Base no Distrito Federal, intestino preso, depressão, perda de olfato e sono agitado podem aparecer antes dos tremores do Parkinson.
Durante o podcast Viva Mais Viva Bem, o médico explicou que os sintomas aparecem gradativamente. “O tremor começa de forma assimétrica, primeiro de um lado para depois passar para o outro, isso ajuda a diferenciar o diagnóstico para outras doenças degenerativas.”
Segundo André, uma outra queixa comum é o caminhar lento e curto e a rigidez nas pernas. As causas ainda não são definidas, podem ser hereditárias. Mas a falta de hábitos alimentares saudáveis e de atividade física podem estimular o desenvolvimento da doença.
Durante o bate-papo com a jornalista Vivi Costa, ele explicou como diferenciar o Parkinson de outras doenças degenerativas, quais os tratamentos e uso de canabidiol.
Viva mais, Viva bem