Blog

É possível prevenir um AVC?

Você sabia que a esmagadora maioria dos acidentes vasculares cerebrais pode ser prevenida?

O estudo INTERSTROKE, que avaliou os efeitos globais e regionais de fatores de risco potencialmente modificáveis ​​associados ao AVC agudo em 32 países, mostrou que cinco fatores– pressão arterial, dieta, inatividade física, tabagismo e obesidade abdominal foram responsáveis ​​por 82% a 90% do risco atribuível à população, para acidente vascular cerebral isquêmico e hemorrágico.

Da mesma forma, o estudo Carga Global de Morbidade  mostrou que 90,5% da carga global de AVC era atribuível a fatores de risco modificáveis.
Sim, também existem fatores de risco para o AVC que não podem ser modificados, fatores genéticos, como histórico familiar de certas doenças ou condições que aumentam o risco de acidente vascular cerebral, como sexo, idade mais avançada e etnia. Porém, é muito importante entender que os fatores de risco que podem ser modificados têm maior peso.

Portanto, a chave de tudo isso pode se chamar MUDANÇA DE ESTILO DE VIDA.
Será que você percebe algo em sua vida que possa ser modificado: não fumar, limitar a ingestão de álcool, seguir uma dieta saudável, praticar atividade física regularmente, dormir adequadamente, evitar períodos prolongados de imobilidade?

Além disso, é fundamental acompanhar regulamente os níveis pressóricos (pressão arterial), níveis de açúcar no sangue e os níveis de colesterol. E se  você toma medicamentos para tratar doenças cardíacas, colesterol alto, pressão alta ou diabetes, use-os de forma contínua, orientada por um especialista e nunca pare de tomar por conta própria.